"Ribeira e Miragaia" por João Pires

Estas são as zonas mais puras e genuínas da cidade do Porto também conhecida por Invicta. Na Ribeira a densidade por metro quadrado de monumentos é espantosa. A agitação do tempo em que o Mercado da Ribeira era o mais concorrido da cidade, transformou-se em animação e lazer: esplanadas e cafés ocupam a Praça do Cubo (Praça da Ribeira) e o Cais da Estiva, enquanto os arcos medievais da antiga Muralha Fernandina foram aproveitados por restaurantes e lojas de artesanato. 

Praça da Ribeira
Praça da Ribeira


A cota alta da cidade, pode ser acedida pelo Funicular dos Guindais ou por longa escadaria, a partir da Ribeira até à Sé. Seguindo a marginal em direcção à Foz, a partir da Ribeira, chega-se a Miragaia

Situada já fora do burgo medieval, esta freguesia era um dos seus arrabaldes mais concorridos. Aqui, onde vivia uma comunidade de mareantes, instalaram-se os estaleiros medievais. Para minimizar os efeitos das cheias do Douro, Miragaia dotou-se, a partir do século XVII, de uma linha de casas sustentadas por arcos. 

Miragaia
Miragaia


Na segunda metade do século XIX assistiu-se à construção da Alfândega Nova, hoje um dinâmico pólo cultural. Ribeira e Miragaia são as mais típicas freguesias tripeiras, cuja população se desforra da desgraça das cheias do Inverno com a alegria contagiante das festas do Verão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rusgas de São João do Porto

Azulejos na Estação de São Bento no Porto

Descubra as Cascatas de São João do Porto: Tradição, Cultura e Festividades