Azulejos na Estação de São Bento no Porto

Jorge Colaço pintou azulejos em 1915, na fábrica de Sacavém, para o átrio da Estação de S. Bento, no que é o seu trabalho mais importante para a cidade do Porto.

Relata episódios da historia de Portugal como a Entrada de D Joao I no Porto para o seu casamento com D Filipa de Lencastre, a Tomada de Ceuta, o Torneio dos Arcos de Valdevez e Egas Moniz apresentando-se com a mulher e os filhos ao rei de Leão, representam-se em composições de cuidada pintura a azul, de ambos os lados de quem acede ao recinto pela entrada principal. 


O Infante D. Henrique na conquista de Ceuta
O Infante D. Henrique na conquista de Ceuta (séc XV)


Egas Moniz apresentando-se com a mulher e filhos ao rei de Leão (séc XII)
Egas Moniz apresentando-se com a mulher e filhos ao rei de Leão (séc XII)



Dispostas duas a duas, as cenas de maior dimensão estão colocadas num plano superior às outras e acompanham toda a parede, adaptando-se à arquitetuta dos arcos das portas. Já as menores surgem entre essas, emolduradas pelas cantarias, lembrando como a azulejaria do pintor Jorge Colaço tem afinidades com a pintura a óleo que também cultivou.





Pintados também a azul são os painéis situados na parede onde ficam as portas de acesso às plataformas cujas representações remetem para temas etnográficos.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cafés Christina

Rusgas de São João do Porto