Mensagens

Capela de Nossa Senhora do Ó

Imagem
Antiga Capela de Nossa Senhora da Piedade ou do Cais, deve o seu nome ao facto de ter sido transferida para o Largo do Terreiro, na Ribeira a imagem da Senhora do Ó, proveniente da capela da Porta da Ribeira, demolida em 1821. Capela de Nossa Senhora do Ó O edifício data do século XVII, tendo sido remodelado no século XIX após a destruição ocorrida durante as lutas liberais. No interior, destaca-se um retábulo em talha de inícios do século XVIII, de autoria de João da Costa.

Vista de Miragaia

Imagem
Vista de Miragaia A freguesia de Miragaia integra o primitivo núcleo da cidade do Porto e juntamente com a freguesia da Sé - a primeira a ser constituída -, correspondem à cidade medieval delimitada, no século XIV, pelas Muralhas Fernandinas.

Ponte de D. Luís (Porto)

Imagem
Ponte  de  D .  Luís  ( Porto ) A  Ponte Luís I  ou  Luiz I , popularmente também chamada  Ponte D. Luís , é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do  Porto  e  Vila Nova de Gaia  (margem norte e sul, respectivamente) separadas pelo  rio Douro , em  Portugal . fonte: wikipedia  ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_D._Lu%C3%ADs_(Porto) )

Torre e Palácio dos Terenas

Imagem
Torre dos Terenas Conhecida por Torre de Pedro Sem (a quem pertenceu) ou por Torre da Marca (pela proximidade do padrão marítimo de 1542), a Torre data de meados do século XV. O Palácio é dos fins do século XVII e foi construído pela família Brandão de Mello, herdeiros de Pedro Sem. Palácio dos Terenas Deste, passou sucessivamente aos Marqueses de Terena e aos Marqueses de Monfalim, que o venderam à Diocese. Palácio dos Terenas Aqui estiveram instalados os Bispos, enquanto o Paço Episcopal esteve ocupado pela Câmara Municipal do Porto. 

Quinta de Vilar de Allen

Imagem
Quinta de Vilar de Allen

Mercado do Bom Sucesso

Imagem
Construído na década de 60, já foi o mercado mais moderno e organizado da cidade. Mercado do Bom Sucesso Agora, a atmosfera entre passado e presente adquire uma nova roupagem. Moderna, atrevida, sensual. Os novos espaços dão o toque sensorial e cosmopolita, bem patente em lugares de magia, transversais a outras cidades com história e personalidade.

Azulejos na Estação de São Bento no Porto

Imagem
Jorge Colaço pintou azulejos em 1915, na fábrica de Sacavém, para o átrio da Estação de S. Bento, no que é o seu trabalho mais importante para a cidade do Porto. Relata episódios da historia de Portugal como a Entrada de D Joao I no Porto para o seu casamento com D Filipa de Lencastre, a Tomada de Ceuta, o Torneio dos Arcos de Valdevez e Egas Moniz apresentando-se com a mulher e os filhos ao rei de Leão, representam-se em composições de cuidada pintura a azul, de ambos os lados de quem acede ao recinto pela entrada principal.  O Infante D. Henrique na conquista de Ceuta (séc XV) Egas Moniz apresentando-se com a mulher e filhos ao rei de Leão (séc XII) Dispostas duas a duas, as cenas de maior dimensão estão colocadas num plano superior às outras e acompanham toda a parede, adaptando-se à arquitetuta dos arcos das portas. Já as menores surgem entre essas, emolduradas pelas cantarias, lembrando como a azulejaria do pintor Jorge Colaço tem afinidades com a pintura a