Centro Português de Fotografia (CPF)
O centro português de fotografia (CPF) foi criado em 1996 e ocupa desde 2001, o edifício setecentista da Cadeia da Relação, em pleno centro histórico da cidade do Porto.
Actualmente o CPF é responsável por 67 fundos e colecções, de entre os quais se destacam a Colecção Nacional de Fotografia, com 7.513 documentos que ilustram a historia universal de fotografia e revelam o património fotográfico português e a colecção de câmaras, que ascende a 4.000 peças, com exemplares de todos os períodos de produção, incluindo as históricas daguerrianas, câmaras a tiroir, estereoscopicas de múltiplas objectivas (carte-de-visite), estando representadas todas as grandes marcas mundiais.
Centro Português de Fotografia (CPF) |
Para além das cerca de 300 câmaras miniatura, de espionagem, primeiros modelos de máquinas fotográficas a cores, photomaton, aparelhos especializados para fins científicos, industriais, militares e estereofotografia, a colecção inclui cerca de 60 non-cameras, na sua maioria brinquedos e outros objectos representando câmaras fotográficas.
O CPF mantém um programa anual de exposições temporárias, um núcleo museológico permanente e uma biblioteca especializada.
Comentários
Enviar um comentário