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89 "Baixa do Porto, Clérigos e Palácio" por João Pires 81 "Compras no Porto" por João Pires 77 "Sé Catedral do Porto" por João Pires 69 "Ribeira e Miragaia" por João Pires 64 "O Porto e as pontes" por João Pires

"Compras no Porto" por João Pires

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No Porto, a par do comércio tradicional muito variado, com lojas das mais luxuosas e caras às mais modestas, proliferam os centros comerciais, que reúnem numa área coberta por vezes gigantesca, lojas das principais cadeias internacionais, cinemas, praças de alimentação e outros atractivos como o horário alargado e o estacionamento gratuito. A estes conceitos junta-se o dos armazéns representado pelos Armazéns Marques Soares na zona dos Clérigos, e pelo espanhol El Corte Inglês, em Vila Nova de Gaia. Depois temos o Mercado do Bolhão , a Pérola do Bolhão, o Centro Comercial Miguel Bombarda que não é mais um centro comercial, avisam à entrada, com pequenas lojas de design, de especiarias e demais produtos indianos, cosmética de origem biológica, joalharia contemporânea, roupa e acessórios. Pérola do Bolhão A Vida Portuguesa com os sabonetes da Ach. Brito, as andorinhas de Bordalo Pinheiro, os lápis  da VIARCO, as cerâmicas Secla ou os cadernos Serrote, marcas na

"Ribeira e Miragaia" por João Pires

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Estas são as zonas mais puras e genuínas da cidade do Porto também conhecida por Invicta. Na Ribeira a densidade por metro quadrado de monumentos é espantosa. A agitação do tempo em que o Mercado da Ribeira era o mais concorrido da cidade, transformou-se em animação e lazer: esplanadas e cafés ocupam a Praça do Cubo (Praça da Ribeira) e o Cais da Estiva, enquanto os arcos medievais da antiga Muralha Fernandina foram aproveitados por restaurantes e lojas de artesanato.  Praça da Ribeira A cota alta da cidade, pode ser acedida pelo Funicular dos Guindais ou por longa escadaria, a partir da Ribeira até à Sé. Seguindo a marginal em direcção à Foz, a partir da Ribeira, chega-se a Miragaia .  Situada já fora do burgo medieval, esta freguesia era um dos seus arrabaldes mais concorridos. Aqui, onde vivia uma comunidade de mareantes, instalaram-se os estaleiros medievais. Para minimizar os efeitos das cheias do Douro, Miragaia dotou-se, a partir do século XVII, de uma linha

"O Porto e as pontes" por João Pires

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Poucas cidades em Portugal serão unidas por tantas pontes como o Porto e Vila Nova de Gaia.  Ponte D. Maria Pia Entre a construção da Ponte D. Maria Pia, em finais do século XIX e a inauguração da Ponte do Infante em 2002, quatro outras pontes vieram unir e aproximar estas duas cidades de tal forma que as fazem sentir uma só. Ponte do Infante Quase todas estabeleceram um recorde mundial graças a determinadas características da sua estrutura, que atestam a evolução da engenharia civil ao longo da história da cidade. Hoje, mais do que vias de tráfego, são monumentos que fazem parte da cidade do Porto, umas ex-libris do seu património histórico, outras prova da sua modernidade. João Pires

"Baixa do Porto, Clérigos e Palácio" por João Pires

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Por aqui se encontram alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade do Porto, como a Igreja e Torre dos Clérigos , o Centro Português de Fotografia ou o Mosteiro de S. Bento da Vitória.  Mosteiro de S. Bento da Vitória O Jardim da Cordoaria estende-se até à Praça dos Leões, que conduz à Rua de Cedofeita, uma das mais animadas artérias da cidade do Porto, sobretudo vocacionada para o comércio de calçado e até  vestuário. Rua de Cedofeita Na Baixa da cidade, as ruas são quase inteiramente dedicadas ao comércio. É também aí que se encontram os cafés históricos, como o Majestic ou o Guarani. Quando o comércio encerra, a animação da Baixa continua nas salas de espectáculos, como o S. João, o Rivoli ou o Coliseu ou nas ruas da Galeria de Paris e adjacentes. Mais para oeste, é possível ocupar um dia inteiro na zona do Palácio: com um passeio pelos jardins românticos do Palácio de Cristal,  jardins românticos do Palácio de Cristal uma prova de vinhos no Solar

"Sé Catedral do Porto" por João Pires

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Construída no século XII, a Sé Catedral do Porto, é um edifício de estrutura românica, embora tendo sido alvo de posteriores modificações de grandes alterações durante o período barroco que amenizaram a sua austeridade primitiva. Sé Catedral do Porto O portal principal, o coroamento das torres sineiras e a galilé foram algumas dessas alterações que entretanto ocorreram ao longo da sua história. Do século XIII destaca-se a bonita rosácea, na fachada oeste. Nos anos 30, um restauro profundo procurou recuperar o traçado medieval da catedral. Rosácea na fachada oeste Veja também: Foz Velha João Pires

"Foz Velha - Porto" por João Pires

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Foz Velha - Porto Foi há pouco mais de um século, em 1895, que as freguesias da Foz passaram a integrar o município do Porto. No mesmo ano começou a circular o eléctrico que fazia a ligação entre o Porto e Matosinhos. Eléctricos no Porto Esta revolução dos transportes levou ao desenvolvimento desta pequena e orgulhosa povoação piscatória e rural, cuja rua principal continua a ser a Rua da Senhora da Luz. A parte alta da Foz foi ocupada pelas novas residências de veraneio dos estrangeiros e burgueses abastados da Invicta, mas o povoado antigo manteve as ruelas estreitas e as casas cuidadas, compondo por vezes um inesperado cenário rural, onde ainda sobrevivem as mercearias de esquina e outro tipo de comércio tradicional como o Mercado da Foz do Douro. Mercado da Foz do Douro Comércio tradicional na Rua da Senhora da Luz João Pires