Centro Português de Fotografia (CPF)

O centro português de fotografia (CPF) foi criado em 1996 e ocupa desde 2001, o edifício setecentista da Cadeia da Relação, em pleno centro histórico da cidade do Porto. 

Actualmente o CPF é responsável por 67 fundos e colecções, de entre os quais se destacam a Colecção Nacional de Fotografia, com 7.513 documentos que ilustram a historia universal de fotografia e revelam o património fotográfico português e a colecção de câmaras, que ascende a 4.000 peças, com exemplares de todos os períodos de produção, incluindo as históricas daguerrianas, câmaras a tiroir, estereoscopicas de múltiplas objectivas (carte-de-visite), estando representadas todas as grandes marcas mundiais. 

Centro Português de Fotografia (CPF)
Centro Português de Fotografia (CPF)


Para além das cerca de 300 câmaras miniatura, de espionagem, primeiros modelos de máquinas fotográficas a cores, photomaton, aparelhos especializados para fins científicos, industriais, militares e estereofotografia, a colecção inclui cerca de 60 non-cameras, na sua maioria brinquedos e outros objectos representando câmaras fotográficas. 

O CPF mantém um programa anual de exposições temporárias, um núcleo museológico permanente e uma biblioteca especializada.

www.cpf.pt

João Pires

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cascatas de São João do Porto

Cafés Christina

SANZALA Cafés